Política
Zanin arquiva processo contra Bolsonaro por omissão na compra da vacina

Ministro extinguiu ação proposta pela Rede Sustentabilidade no auge da pandemia
Na ocasião, Pazuello tinha anunciado a compra de 46 milhões de doses do imunizante produzido pelo Instituto Butantan em parceria com a empresa chinesa Sinovac. “A vacina chinesa de João Doria. Para o meu governo, qualquer vacina, antes de ser disponibilizada à população, deve ser comprovada cientificamente pelo Ministério da Saúde e certificada pela Anvisa. O povo brasileiro não será cobaia de ninguém. Minha decisão é a de não adquirir a referida vacina”, declarou Bolsonaro, à época.
Para o magistrado, os argumentos levados ao processo pelo Ministério da Saúde apontam que não houve prejuízo à população. “Compulsando os autos, verifico que assiste razão à AGU, uma vez que o quadro fático e sanitário atual encontra-se estabilizado, sendo desnecessária a continuidade da tramitação da presente ação. Os esclarecimentos técnicos elaborados pelo Ministério da Saúde e trazidos aos autos evidenciam a inutilidade de eventual provimento judicial que discuta o conflito descrito na petição inicial”, escreveu o ministro.
No governo Lula, a Advocacia-Geral da União (AGU) concordou com a extinção da ação, com base nos argumentos da pasta da Saúde.“O Ministério da Saúde comprova a adoção das medidas pertinentes ao enfrentamento da crise sanitária decorrente da pandemia ocasionada pela covid-19, sem prejuízo de seguir empreendendo ações contínuas da política de saúde, especialmente no que diz respeito aos esforços para vacinação de toda a população”, destaca um trecho do despacho.
Renato Souza
Destaque8 horas agoNa Moral Esporte Clube! Aqui você fica sabendo de tudo.
Entretenimento8 horas agoNa Moral faz história: 20 Anos da Luadê FM e lança a Maleta Secreta!
Destaque6 dias agoRede Na Moral de Comunicação! Antônio Pinheiro Santos
Destaque7 dias agoVotorantim Cimentos abre vagas de estágio em Laranjeiras (SE)
Notícias9 horas agoPolícia Militar conclui Estágio de Primeira Intervenção em Crises no município de Tobias Barreto
Educação8 horas agoEquipe do IFS Tobias Barreto é campeã da Jornada de Foguetes 2025












