Os Esportes são todas atividades físicas realizadas pelo homem e que tem o objetivo de promover o fortalecimento da saúde e o equilíbrio da mente e do corpo. As práticas competitivas estão sujeitas a regulamentação de um ente legislador. O esporte colabora com a socialização, formação e desenvolvimento dos indivíduos.
As atividades esportivas ou recreativas nasceram na Antiguidade e sua história é dividida em três períodos. O primeiro deles é o Esporte Antigo, que vai até a primeira metade do século XIX. O Segundo momento é denominado Esporte Moderno, entre 1820 até 1980. O último é o Esporte Contemporâneo e vai de 1980 até a época atual.
As primeiras atividades eram realizadas com o objetivo de sobrevivência e só posteriormente ganharam características de esporte. Eram a corrida de caça, esgrima e lutas. Algumas civilizações antigas como a China e Japão desenvolveram as artes marciais. O Egito promovia a corrida, o arremesso e praticava uma atividade semelhante ao que atualmente se conhece como futebol.
Mas foram os gregos que criaram os Jogos Olímpicos da Antiguidade. Essa civilização foi também responsável por realizar os Jogos Fúnebres (jogos homenagem a recém-falecido), Jogos Píticos (antecessor dos jogos Olímpicos), Panatenéias (festa com jogos em homenagem a Atena) e Jogos Ístimicos (honra a Poseidon).
Os primeiros jogos olímpicos surgiram na cidade de Olímpia, a partir de 779 a.C. Durante a competição eram realizadas atividades de luta, arremesso, salto à distância, boxe, corrida. Os vencedores recebiam uma coroa de oliveira e diversas outras recompensas.
Durante os anos de 394 d.C., o imperador romano Teodósio decretou que os jogos eram festas pagãs e que por isso deveriam ser banidas, pois era inaceitável para povos onde a religião era o monoteísmo.
Os Jogos Públicos ou jogos circenses surgem na Idade Média. Estas atividades adaptaram os conceitos helênicos dos jogos e criaram os combates entre gladiadores. Surgiram, assim, os Torneios Medievais (competições de cavalarias), Jeu de Palme (jogo parecido com o tênis), Soule , Gioco del Calcio (jogo parecido com o futebol) e Justas.
Em 1896, Pierre de Coubertin remodelou os Jogos Olímpicos e o levou de volta para Atenas e mais 13 nações. Os jogos teve a participação de 241 atletas e realização de 43 eventos.
O século XVIII passou por diversas transformações econômicas e sociais. A Inglaterra tornara-se o berço científico, da industrialização, urbanização e capitalismo. O país também passou a se destacar no mundo do esporte, principalmente o futebol.
Na época, o esporte era bastante violento e por isso o professor Thomas Arnold sugeriu que fosse modificado para ter caráter educativo. A ideia não foi muito bem aceita pelos praticantes e isso acabou colaborando o surgimento de dois jogos distintos o futebol, jogado com os pés, e o rugby, mais violento e praticado com mãos e pés.
Em 1978, foi criada a Carta Internacional de Educação Física e Esporte. O documento apresenta instruções e questões relativas à atividade esportiva. Diversos outros documentos foram criados posteriormente com o objetivo de reconhecer o esporte como um direto de todos e como um benefício para a inclusão social.
Benefícios dos esportes
Todos conhecem os benefícios dos esportes para o corpo, mas as vantagens não ficam somente nesse fator. A prática de atividades físicas também colabora com a saúde mental e quem realiza praticas esportivas constantes tem uma melhor qualidade de vida. Entre as quais:
• Melhora na concentração;
• Diminuição do estresse;
• Melhor qualidade do sono;
• Aumento da confiança;
• Previne a depressão;
• Manutenção da massa corporal;
• Melhor desempenho escolar.
A ausência de atividades físicas, por outro lado, aumenta o sedentarismo e contribui com:
• Aumento de gordura no abdômen;
• Obesidade;
• Estresse;
• Infertilidade;
• Má alimentação;
• Envelhecimento precoce;
• Doenças como infarto ou AVC.
Amadorismo e profissionalismo no esporte
O amadorismo e profissionalismo por vezes parecem palavras opostas. Essa ideia surgiu durante o século XIX, quando os esportes eram praticados apenas pelos setores da aristocracia e da alta burguesia inglesa. Nessa época, o amadorismo era toda resistência contra o ingresso das atividades populares e pessoas menos favorecidas no mundo dos esportes oficiais.
Atualmente o amadorismo não tem essa conotação negativa e seus praticantes declaram que as atividades devem ser realizadas pelo prazer de competir e não por ganhos financeiros. Muitas entidades esportivas, então, repudiam a prática profissional do esporte. A Athletic Association (Associação Amadora de Atletismo – A.A.A.), por exemplo, não aceita a distinção entre profissionalismo e amadorismo.
Muitas atividades esportivas lutam para ganhar a visibilidade de esporte profissional. No Brasil, o futebol é o único esporte que tem regras legais para o contrato de trabalho, registro e cláusula indenizatória. Boa parte dos jogadores de
vôlei,
futsal e
basquete não recebem remuneração, mas patrocínios.
Os esportes mais populares no mundo
Existem diversos tipos de esportes no mundo, alguns muito populares outros nem tanto. Mas há atividades que são praticadas em vários países. Conheça agora os cinco mais populares do mundo.
1º Futebol: é o esporte mais popular do mundo. São mais de 300 mil clubes espalhados pelo mundo, 275 milhões de praticantes e 5 bilhões de fãs.
2º Críquete: apesar de não ser muito famoso no Brasil, possui 3 bilhões de fãs. É praticado na Índia, Reino Unido, Paquistão, Austrália e diversos países da Ásia. A modalidade é semelhante ao beisebol e jogado com tacos e bastos.
3º Basquete: é jogado nos Estados Unidos, Canadá, China, Brasil e outros países. O esporte exige rapidez e agilidade do jogador para acertar o cesto. Tem cerca de 3 bilhões de torcedores.
4º Hóquei: é praticado no gelo ou na grama. Os jogadores deslizam sobre patins e cruzam um disco para chegar ao gol. É praticado no Canadá, Estados Unidos, África e tem 2,2 bilhões de adeptos.
5º Tênis: o tênis pode ser praticado em pares ou sozinho. Uma partida pode durar várias horas. Tem cerca de 1 bilhão de seguidores.
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar