Eventos
Projeto Salve realiza capacitação para identificar e agir em caso de parada cardiorrespiratória
Depois de dois anos consecutivos suspensa, por conta da pandemia, a ação que marca o Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar, em Aracaju, está de volta.
No sábado, 20 de agosto, das 10h às 22h, no Shopping Jardins, os voluntários do Projeto Salve, ensinarão a identificar e agir em situação de parada cardiorrespiratória (PCR). O evento é gratuito e podem participar pessoas de todas as idades, inclusive crianças a partir de 6 anos.
“O mal súbito é uma das principais causas de mortes no Brasil e no mundo. Para cada minuto em que a vítima deixa de receber a ressuscitação cardiopulmonar, ela perde 10% de chance de sobrevida”, ressalta Ronei Barbosa, enfermeiro do Núcleo Estadual de Educação Permanente em Saúde da SES e coordenador do Projeto Salve.
O Projeto Salve, idealizado por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), Corpo de Bombeiros, Sociedade Médica de Sergipe (Somese) e Cooperativa de Anestesiologistas de Sergipe (Coopanest), foi criado em 2016 e já capacitou cerca de 5 mil pessoas em Sergipe.
“As pessoas que participarem do treinamento poderão praticar os procedimentos de reanimação em manequins e manusear o desfibrilador externo automático (DEA), aparelho de extrema importância para melhorar o índice de sobrevivência das vítimas que sofrem a PCR”, pontua o coordenador.
O Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar é um evento nacional, idealizado em 2014, por uma liga de acadêmicos do Estado do Maranhão. Na última edição, que aconteceu em 2019, cerca de 10 mil pessoas foram capacitadas em todo Brasil.
Amália Roeder
Ascom Projeto Salve
-
Destaque4 dias agoNa Moral Esporte Clube! Aqui você fica sabendo de tudo.
-
Destaque4 dias agoRede Na Moral de Comunicação! Antônio Pinheiro Santos
-
Entretenimento4 dias agoPinheirinho Na Moral Agora é Nacional, via Satélite para todo o Brasil ! Das 20h às 22 horas. «Não perca!»
-
Educação4 dias agoTobias Segue Sem Autoridade: Conseguiram destruir uma escola que seria referência no estado!
-
Brasil5 dias agoFlávio Bolsonaro teve melhor desempenho e venceu o debate da TV Globo contra Lula
-
Esportes6 dias agoLucas Paquetá chora após pênalti perdido e eliminação do Flamengo: “Dói muito”
-
Economia3 dias agoEntre as urnas e os tribunais: Influência do Poder Judiciário sobre o processo eleitoral
-
Política3 dias ago“É impossível reconhecer o resultado das eleições no contexto como essas coisas aconteceram.”
