Conecte-se Conosco
 
 

Economia

Alta nos alimentos: brasileiros podem sofrer com aumento de carne e frango

Publicado

em

Grupo de alimentos e bebidas acumulou uma inflação de 7,7% em 2024

 

 

Os preços dos alimentos no Brasil seguem em alta, afetando diretamente o bolso dos consumidores. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o grupo de alimentos e bebidas acumulou uma inflação de 7,7% em 2024, com reajustes por cinco meses consecutivos até janeiro.

 

 

Produtos básicos como ovos, café e carne estão entre os itens mais impactados, e especialistas alertam que a tendência é de que os preços continuem elevados.

De acordo com especialistas, eventos como secas prolongadas e chuvas intensas afetam as safras de hortaliças, grãos e carnes. Produtos como milho e soja, utilizados na alimentação animal, encarecem a produção de frango e ovos. Consequentemente, o preço final ao consumidor também sofre aumento.

Alta do boi faz mercado interno alavancar crescimento da avicultura | Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)

Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o café arábico registrou uma elevação expressiva de 188% nos últimos dez anos, também por conta das oscilações climáticas e dos custos de produção.

No cenário global, o comércio internacional também influencia os preços. A medidas adotadas por parte dos Estados Unidos pode gerar desajustes na economia global e afetar a importação de insumos para o Brasil.

Além disso, fatores como a desvalorização do real e o aumento do dólar elevam o custo de importação de produtos essenciais para a cadeia alimentar.

Por Redação Portal A8SE

Publicidade   

EM ALTA