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Enem: macetes de matemática ensinados no TikTok podem induzir aluno ao erro
Publicado
1 ano atrásem
A pedido do g1, professores de matemática analisaram técnicas ensinadas nas redes sociais e explicaram o que, de fato, pode ajudar candidatos a pouparem tempo na prova.
“Seu professor não ensinou isto na escola; aprenda!”, “Veja essa magia da matemática!”, “Não sabe resolver frações? Tente isto aqui!”. A poucas semanas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, ouvir essas promessas nas redes sociais dá até uma esperança de melhorar seu desempenho na prova de exatas, certo?
O problema é que alguns vídeos — com milhares de visualizações — estão matematicamente errados ou funcionam apenas em casos muito específicos.
“É um desserviço danado, que vai atrapalhar candidatos que já estão tensos”, diz Fellipe Rossi, professor do Colégio ao Cubo (RJ). Ele recomenda que o aluno:
✏️teste se o macete funciona com outros números, além daqueles que aparecem na gravação;
👨🏫 confirme com um docente se realmente pode ser uma boa tática de resolução.
Abaixo, veja a análise de cinco “truques” ensinados no TikTok e descubra quais podem realmente ajudar o estudante (e quais são ciladas completas). No fim da reportagem, confira um bônus com duas maneiras (corretas!) de agilizar contas que envolvem o número 5.
1 – Multiplicação de dois algarismos mais rápida — será?
Um vídeo com mais de 17 mil curtidas no TikTok busca ensinar um jeito mais rápido de fazer multiplicação (veja no vídeo acima).
⛔Funciona? Só em casos específicos, quando a primeira multiplicação do processo (unidade do número de cima x unidade do número de baixo) dá um resultado de “uma casa” só.
Por exemplo: ao tentar fazer a conta 16 x 12 por meio do macete, o candidato precisaria começar multiplicando 6 por 2. O resultado seria 12 (dois algarismos). Em um caso assim, o “truque” só funcionaria se fosse adaptado.
“De forma geral, esses macetes dão certo só em situações extremamente específicas. Quando a gente tenta transpor para outra conta, já encontra problemas”, diz Leonardo Cavalcante, professor de matemática da equipe da UpMat Educacional.
“O estudante precisa inserir um novo mecanismo [que não é citado no vídeo] e transferir o número para a dezena — e provavelmente não vai fazer isso, por falta de conhecimento. Vai acabar errando.”
2 – Raiz quadrada na ‘magia da matemática’? Furada total
❌Atenção! O vídeo acima, que ensina um “truque” para calcular raízes quadradas, é uma furada, explicam os professores ouvidos pelo g1. E olhem o perigo: até a última atualização desta reportagem, já havia quase 100 mil curtidas.
É bem simples de descobrir que não dá certo. Basta testar com outros exemplos que não estão no vídeo, como √144. Pela técnica ensinada na rede social, faríamos: 1 + 4 + 4 = 9. Depois, 9 – 2 = 7. Só que a raiz quadrada de 144 é 12 (e não 7).
Outra prova de que não funciona: √36. Vamos lá: 3 + 6 = 9. 9 – 2 = 7. E a raiz quadrada de 36 é 6.
“É preciso desconfiar de tudo o que parece muito incrível”, afirma Rossi. Ficou realmente em dúvida? Pergunte ao seu professor.
3 – Subtração ‘sem pegar emprestado’: dica que funciona
✅A técnica ensinada no vídeo acima é matematicamente correta e busca ajudar o aluno a não precisar “pegar emprestado” nas contas de subtração. Por exemplo: se você fosse resolver a conta “1854 – 569“, começaria calculando quanto falta para o 9 chegar até o 4. Caso não saiba lidar com isso, pode tentar seguir a dica das redes sociais e alterar os números, de forma que o resultado continue o mesmo.
Pontos de atenção:
- Só dá certo em subtrações. Nada de tentar com adição!
- Em alguns casos, fazer a “manobra” de mudar os números, como ensina o vídeo, pode acabar dando ainda mais trabalho do que a conta original.
“É bem bacana ajudar o aluno a pensar nessas formas de flexibilizar os números. Pode auxiliar nas habilidades de contas mentais”, diz o professor Leonardo.
4 – Técnica da borboleta: funciona, mas não é tão inovadora assim
✅No procedimento tradicional de resolver uma soma de frações, aprendemos sempre a fazer o “mínimo múltiplo comum”, o famoso “MMC”. O macete da borboleta, ensinado no vídeo acima, usa exatamente o mesmo princípio, mas com outra representação.
“Esse desenho cruzado, que parece a borboletinha, torna o mecanismo mais intuitivo. Mas, dependendo da conta, pode acabar levantando mais tempo do que a forma tradicional”, explica o professor Leonardo.
Veja o exemplo abaixo: a “borboleta” exige mais cálculos. A decisão é do aluno: com qual jeito você se sente mais à vontade?
Qual técnica é mais simples para você? Borboleta ou MMC? — Foto: Arte/g1
5 – Multiplicação com números repetidos: só em casos muito pontuais
O vídeo (veja acima) “joga limpo” e deixa claro que o truque só funciona em um caso muito específico: quando multiplicamos números de dois algarismos iguais (11, 22, 33 etc.) por um outro número de apenas um dígito.
⛔É preciso ficar atento: não tente reproduzir essa estratégia em outras situações, ok?
Bônus: dois macetes do número 5
O professor Fellipe Rossi ensina, no vídeo abaixo, dois macetes que podem ajudar o candidato a ganhar tempo no Enem quando tiver de:
- elevar ao quadrado um número terminado em 5;
- dividir qualquer número por 5.
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