Conecte-se Conosco
 
 

Economia

Seca em Sergipe: Tobias Barreto e mais 7 municípios declaram situação de emergência

Publicado

em

Oito municípios sergipanos declararam situação de emergência, por conta do agravamento da seca no estado que passou de fraca a moderada no mês de setembro, segundo o mapa do Monitor de Secas da Agência Nacional das Águas.

Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre, Tobias Barreto, Poço Redondo, Carira, Poço Verde, Frei Paulo e Nossa Senhora Aparecida, municípios das regiões Agreste e do Alto e Médio Sertão foram as localidades homologadas pelo governo estadual, conforme publicação no diário oficial do estado.

De acordo com o Monitor, alguns dos possíveis impactos previstos para uma seca moderada são danos a plantações e pastagens. Assim como pode atingir córregos, reservatórios ou poços com níveis baixos.

“A tendência é que os níveis dos reservatórios diminuam gradativamente devido à falta de chuva, aumento de temperatura e aumento da evaporação. Tanto o solo fica com baixa umidade, como também os reservatórios, a tendência é que sejam afetados”, explica a meteorologista Wanda Tathyana.

A devastação da Caatinga e a intensificação da Seca

O período seco ou estiagem ocorre, na maior parte do ano, de 7 a 9 meses, entre junho e dezembro. O semiárido é uma das regiões secas mais quentes do planeta. No período seco, a temperatura do solo pode chegar a 60°C. O sol forte acelera a evaporação das águas dos lagos e rios.

Publicidade   

Recomendados

EM ALTA