Foi com emoção, mas o Bahia se livrou do rebaixamento e está garantido na Série A. Pela última rodada do Brasileirão, o Tricolor de Aço venceu o Atlético-MG por 4 a 1, na Arena Fonte Nova, e não jogará a segunda divisão. Cauly abriu o placar, Paulinho deixou tudo igual e, nos acréscimos do primeiro tempo, Luciano Juba deixou novamente os nordestinos na frente. Na etapa final, Thaciano, que deu duas assistências, fez o terceiro gol, e nos minutos finais Ademir sacramentou a goleada.
Com o resultado, o Bahia termina com 44 pontos e iguala a pontuação do Santos. A equipe de Rogério Ceni garantiu a permanência na Série A do Brasileirão pela diferença no saldo de gols. O Galo não conseguiu confirmar o vice-campeonato, mas terminou a competição dentro do G4, ficando com vaga direta para a fase de grupos da Libertadores.
Cinco lances que marcaram a partida
> !BBPM! Aos dez minutos, Edenílson errou passe na defesa, Thaciano acionou Cauly na entrada da área, e o meia finalizou rasteiro, sem chances para Everson.
> !FLECHADA DE PAULINHO! Apesar das incostâncias, o Atlético-MG conseguiu o empate aos 36 minutos do segundo tempo. Igor Gomes fez bela jogada e deu lançamento açucarado para Paulinho. O camisa 10 do Galo chutou firme, deixando tudo igual.
> !JUBA DE AÇO! O Bahia não se abalou com o gol sofrido e continuou pressionando o Atlético. Nos acréscimos do primeiro tempo, Thaciano cruzou na área, Luciano Juba chegou com tudo e fuzilou o goleiro Everson, deixando o Bahia novamente em vantagem.
> !É O THACITANOS, NÃO TEM JEITO! O Bahia conseguiu manter o ímpeto ofensivo no segundo tempo e ampliou a vantagem com Thaciano. Livre dentro da área, o atacante aproveitou o rebote no chute de Rezende e
!A REDENÇÃO DE ADEMIR! Após milagre de Marcos Felipe em cabeceio de Jemerson, Ademir foi acionado no contra-ataque, disparou pelo lado direito e finalizou com estilo, sacramentando a goleada e permanência do Tricolor de Aço na Série A.
Como foi o primeiro tempo?
O Bahia esboçou uma pressão inicial e dificultou a saída de bola do Atlético-MG nos minutos iniciais. A desatenção de Edenílson custou caro, e Cauly abriu o placar. O Tricolor de Aço empilhou chances, mas abaixo a intensidade na metade do primeiro tempo e sofreu o empate após boa trama de Igor Gomes com Paulinho. O Bahia não se abalou e, nos acréscimos, retomou a vantagem com belo gol de Luciano Juba.
O Bahia repetiu a estratégia após o intervalo e conseguiu inibir a circulação da bola no meio-campo atleticano. Espaçado na defesa, o Galo não conseguiu defender Thaciano, que aproveitou o rebote e ampliou a vantagem. Nos minutos finais, Rogério Ceni recuou a equipe para segurar o resultado, enquanto as alterações de Felipão não surtiram efeito. Sobrou tempo para Ademir, após milagre de Marcos Felipe, sacramentar a goleada.