Conecte-se Conosco
 
 

Notícias

CRP19 realiza debate sobre o golpe militar que conduziu o país à ditadura

Publicado

em

‘Psicologia e Democracia: 31 de março de 1964 – Uma data para não esquecer’ é o tema do debate promovido pelo Conselho Regional de Psicologia, por meio da Comissão de Direitos Humanos, nesta sexta-feira, 31, às 14h, na Escola do Legislativo de Sergipe.

O evento (gratuito) trará reflexões acerca do golpe militar que conduziu o país à ditadura. Por 21 anos (1964-1985), a ditadura militar brasileira foi marcada pela supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição, criminalização e repressão a cidadãos contrários ao regime político e social.

“Presentemente temos visto muitas pessoas que defendem a volta da ditadura no Brasil. E não são poucas! Não podemos esquecer que o período ditatorial foi muito difícil, suprimindo direitos, com graves violações aos Direitos Humanos (torturas, assassinatos, censura). Assim, em 31 de março queremos refletir sobre o que foi a ditadura e como podemos garantir que nunca mais retorne, bem como o papel da Psicologia pela construção da Democracia”, pontua a Conselheira Karla Melo, Presidenta da CDH/CRP19.

Debatedores

Victor Riccely Lins Santos

Mestre em Direito Público pela Universidade Católica de Brasília e Procurador da República.

Leomir Cardoso Hilário (CRP19/1474)

Psicólogo, Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal de Sergipe, Doutor em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atualmente professor efetivo do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Sergipe. Tem pesquisado temas que envolvem a relação entre subjetividade e política.

Sandra Raquel Santos de Oliveira (CRP19/1310)

Professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Sergipe, vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Exclusão, Cidadania e Direitos Humanos (GEPEC). Tem interesse na área de Psicologia Social, com ênfase em Produção de Subjetividade, Estado, processos de Exclusão Social, Direitos Humanos, Políticas públicas em Saúde Mental e estudos feministas

O debate será mediado pelo psicólogo Fernando Antônio Nascimento da Silva (CRP19/0600), ex-coordenador da Comissão de Direitos Humanos do CRP19 e atual membro da Coordenação da Comissão de Direitos Humanos CDH/CRP19.

 

Ascom CRP19

Publicidade   

Recomendados

EM ALTA