O atual campeão da Libertadores estreou com derrota na altitude de Quito, no Equador. Em jogo com polêmica de arbitragem, o Flamengo perdeu por 2 a 1, de virada, para o Aucas. O rubro-negro abriu o placar com Matheus França no primeiro tempo, mas viu o adversário pressionar na etapa final e virar com gols de Castillo e Ordoñez. Quando o jogo estava empatado, o time equatoriano teve um golaço anulado por falta na origem da jogada, após revisão do VAR.
PRÓXIMOS COMPROMISSOS:
No domingo (09), às 18h, o Flamengo tem a grande decisão do Campeonato Carioca contra o Fluminense. No primeiro jogo, vitória por 2 a 0, com gols de Pedro e Ayrton Lucas. O time pode perder por até um gol de diferença que fica com a taça. Em caso de derrota por dois gols, a decisão será nos pênaltis.
Na Libertadores, o rubro-negro encara o Ñublense, no dia 19 de abril, às 21h30, no Maracanã, pela segunda rodada da fase de grupos. Será o primeiro jogo em casa na competição.
PRIMEIRO TEMPO:
O primeiro tempo começou com o Flamengo tentando controlar a posse de bola e criar oportunidades, mas esbarrou na velocidade da bola devido a altitude. O Aucas teve como ponto forte os lançamentos nas costas da zaga rubro-negra, mas no único lance de perigo o centroavante estava impedido.
Aos dez minutos, quase o time da casa abriu o placar. Em cobrança de falta, o meia Otero, ex-Atlético-MG e Corinthians, bateu com muita categoria na quina esquerda da área e obrigou Santos a salvar na ponta dos tetos e ver a bola bater no travessão.
Na sequência, o Flamengo demonstrou mais controle nos passes e começou a aproximar da área. Aos 39’, Matheus França fez linda jogada individual, limpou três marcadores e tocou na saída do goleiro para abrir o placar.
SEGUNDO TEMPO:
O Aucas começou em cima do Flamengo na etapa final e o Santos apareceu para salvar três vezes nos primeiros dez minutos. A pressão continuou até que Castillo conseguiu o gol de empate. Em jogada individual, o camisa 31 conduziu sem marcação e finalizou forte e rasteiro para igualar o marcador em Quito.
Aos 20’, o lance de maior polêmica da partida. Castillo, o melhor jogador do Aucas, fez grande jogada individual, passou no meio da linha de defesa rubro-negra e bateu na saída do Santos para virar o jogo.
Depois de muita comemoração, o VAR chamou o árbitro para revisar o lance, que identificou uma falta em Varella na origem da jogada. Gol anulado e o empate permaneceu no placar, mas a pressão equatoriana continuou.
Até que aos 39’, Ordoñez recebeu belo lançamento, infiltrou na zaga e mandou por cima do Santos. 2 a 1 e virada para os donos da casa. Na sequência, o Flamengo pressionou e teve a chance de empatar, mas o goleiro Galíndez brilhou e evitou o gol de Gabigol, de cabeça. O Flamengo estreou com derrota na Libertadores de 2023.