Connect with us
 
 

Destaque

Consciência Negra: entenda data que é celebrada pela primeira vez como feriado nacional e a relação com Zumbi dos Palmares

Published

on

Neste ano, o Brasil comemora pela primeira vez o Dia Nacional do Zumbi e da Consciência Negra como feriado nacional. A data já era celebrada no país, mas se tornou feriado em dezembro de 2023.

Mas o que é consciência negra e por que celebramos em 20 de novembro? 🤔

 

Consciência negra é a valorização da identidade, cultura e história das pessoas negras. Já o 20 de novembro faz referência ao dia em que Zumbi dos Palmares foi morto (entenda mais abaixo).

 

Waleska Barbosa, escritora preta e moradora do Distrito Federal, explica que o 20 de novembro é uma conquista do movimento negro.

 

“A data propõe reflexões, comemora vitórias, coloca o foco da sociedade nas questões da negritude. Esse ano é simbólico, pela primeira vez viveremos um feriado nacional”, afirma Waleska Barbosa.

Quem foi Zumbi dos Palmares?

 

Zumbi nasceu no início de 1655, em uma das aldeias do Quilombo de Palmares, que fica na Serra da Barriga, em Alagoas – e à época fazia parte da Capitania de Pernambuco (veja vídeo abaixo).

  • Os quilombos eram espaços de liberdade e resistência criados para abrigar pessoas escravizadas.

 

Com poucos dias de vida, Zumbi foi capturado por soldados portugueses e entregue ao padre Antônio Melo, que o batizou com o nome de Francisco. O padre ensinou Zumbi a ler e escrever em português e latim.

Quadro retrata Zumbi dos Palmares; de Antonio Parreiras (1927). — Foto: Acervo do Museu Antonio Parreiras

Quadro retrata Zumbi dos Palmares; de Antonio Parreiras (1927). — Foto: Acervo do Museu Antonio Parreiras

Quando Zumbi tinha 15 anos, fugiu e voltou para o Quilombo de Palmares, abandonando seu nome cristão Francisco. Ele se tornou um guerreiro e estrategista militar na luta para defender Palmares contra os soldados portugueses.

Em 1678, Ganga-Zumba, então chefe do quilombo, morreu após a tentativa de um acordo de paz com o governo de Pernambuco, e Zumbi se transformou no grande chefe.

Durante os anos de 1680 a 1691, Zumbi conseguiu derrotar todas as expedições enviadas contra o Quilombo dos Palmares. Ele só foi capturado no dia 20 de novembro de 1695, quando foi traído por um dos seus comandantes, Antônio Soares. Zumbi foi morto, esquartejado e teve a sua cabeça exposta em praça pública na cidade de Olinda, em Pernambuco.

Advertisement   

Recomendados

EM ALTA