Audiência discutiu a possível transformação da UPA de Tobias Barreto em hospital e maternidade

 Audiência discutiu a possível transformação da UPA de Tobias Barreto em hospital e maternidade

Na tarde do dia (22), foi realizada uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Tobias Barreto/SE, promovida pelo Promotor de Justiça Dr. Paulo José.

 

Participaram: Breno Messias, assessor da Secretaria de Estado da Saúde, a Deputada Estadual Valdiná Almeida, o prefeito e vice de Tobias Barreto/SE, Dilson de Agripino e César Prado, o superintendente da UPA, Jhonatan Fagundes, o presidente Câmara de Vereadores de Tobias Barreto/SE, Gal de Filó e os vereadores de Tobias Barreto/SE, Junior Cisneiros e Toinho Barreto.

Foi debatida a atual situação da Unidade de Pronto Atendimento de Tobias Barreto, a qual, tem atendimento que extrapola a sua capacidade de prestação, inclusive realizando internamentos superiores a 24h, o que não é recomendável em razão de sua limitada estrutura.

A covid-19 tem sido um grande problema também para a UPA São Vicente de Paulo, a qual, em razão da superlotação do sistema estadual de saúde, tem tido dificuldade de regulação de pacientes para unidades especializadas.

A situação pandêmica suscitou no Ministério Público a viabilidade de transformar a UPA em uma unidade de saúde mais complexa e com maior estrutura de cuidado á saúde dos Tobienses e dos baianos assistidos em razão da universalidade da saúde.

A Secretaria de Estado da Saúde se prontificou em estudar a necessidade técnica e financeira da ampliação dos serviços de saúde da unidade e ficou definido que daqui há, aproximadamente, 30 dias, prestará as devidas informações.

ASCOM – Câmara de Vereadores da cidade de Tobias Barreto/SE

Fique Por Dentro

A razão de se renovar tal discussão é que, numa reportagem especial, o Ministério Público de Tobias Barreto, revelou ao Portal Tobiense, que está montando uma força tarefa, envolvendo todos os representantes políticos para transformar a UPA São Vicente de Paulo em um Hospital Maternidade.

Dr. Paulo revelou ainda, que esteve no início da semana, com a Chefia do Ministério Público, o coordenador da saúde e profissionais técnicos especializados do estado, à exemplo da Dra Maria Conceição Mendonça, especialista no sistema SUS e ex secretária estadual da saúde e ex gestora do Samu.

Verificou-se uma possível viabilidade técnica para se começar as discussões de estratégias para implementação do tão sonhado hospital e maternidade de Tobias Barreto.

 

Segundo o Dr. Paulo José, é preciso alinhar todas as forças do município, seja a força política mas principalmente também o apoio e participação maciça da população.

 

 

Direto da redação

 

 

Posts Relacionados