SES orienta municípios para uso correto das doses da vacina contra a Covid-19

 SES orienta municípios para uso correto das doses da vacina contra a Covid-19

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) está orientando os municípios sergipanos para que não utilizem as vacinas destinadas para aplicação em segunda dose como substituição à primeira. Essa recomendação se dá por alguns fatores, o primeiro deles é que o público prioritário precisa ter assegurada a aplicação de duas doses dos imunizantes para maior proteção contra a Covid-19.

O diretor de Vigilância em Saúde da SES, Marco Aurélio Góes, explicou que o não cumprimento dessas orientações pode acarretar problemas futuros. “A gente sempre alerta os municípios que utilizam façam a utilização das doses conforme a orientação na entrega, pois se, com intenção de acelerar a vacinação for utilizada a segunda dose, pode ser que o Ministério da Saúde não consiga enviar novas doses em tempo hábil para ser aplicada na população”, disse.

De acordo com a SES, até o momento, os lotes têm sido entregues no prazo programado, porém, é preciso assegurar que a população que já recebeu a primeira dose das vacinas não sofrerá interrupção do fluxo vacinal, caso haja algum contratempo no cronograma de distribuição dos imunizantes pelo Governo Federal.

Ainda segundo a SES, para assegurar uma melhor eficácia da imunização com a Coronavac/Butantan, o estado de Sergipe adotará como protocolo, o prazo orientado pelo Instituto Butantan de até 28 dias entre a aplicação da primeira e segunda doses.

Posts Relacionados