Estudantes de Medicina da Unit fazem estágio de internato em SP

 Estudantes de Medicina da Unit fazem estágio de internato em SP

Quatro estudantes dos cursos de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe) e do Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas) foram selecionados para o Internato no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo (SP). Esta parte do curso, na qual os alunos fazem um estágio obrigatório, começou no último dia 4 de outubro, e vai até o próximo dia 29. Os participantes se classificaram para o internato após um processo seletivo do qual participaram 46 candidatos.

Da Unit Sergipe, as selecionadas foram Maria Nathalia Prado Simões Mendonça (especialização em Medicina Intensiva), e Renata Lima Batalha de Andrade, Medicina de Emergência/Pronto Atendimento). Já da Unit Alagoas, eles foram Tiago Ferreira Albuquerque Tenório (Clínica Médica/Cardiologia) e Daniela de Souza Carvalho, (Oncologia)

O curso de medicina tem duração média de seis anos e carga horária dividida entre aulas teóricas e práticas. O estágio obrigatório no curso é correspondente aos dois últimos anos e recebe o nome de internato, sendo uma etapa primordial para a formação médica. “É com o internato que os alunos são inseridos no cotidiano da profissão, aprofundando os seus conhecimentos e contando com a ajuda de profissionais experientes”, diz o gerente de Operações Acadêmicas de Saúde do Grupo Tiradentes, Rodolfo Prado.

O objetivo desse estágio curricular é proporcionar uma vivência de internato em um hospital de grande porte e referência internacional, além de possibilitar que o aluno desenvolva novos conhecimentos, habilidades e competências. “O Internato optativo realizado no Hospital Alemão Oswaldo Cruz permite ao aluno vivenciar a dinâmica de um Hospital de Excelência reconhecido pelo Ministério da Saúde, além de conhecer a dinâmica de funcionamento de um hospital que possui um selo de qualidade fornecido pela Joint Commission International”, frisa o gerente.

No Grupo Tiradentes, o internato pode ser realizado com supervisão, por meio de serviços próprios, convênios ou parcerias em diversas escolas médicas e hospitais associados. Além do HAOC, o GT também tem parceria com outras renomadas instituições de saúde do Brasil e do exterior, como o Cambridge Health Alliance, em Boston (Estados Unidos)..

Atualmente, os cursos de Medicina da Unit Sergipe, em Aracaju, e da Unit Alagoas, em Maceió, possuem alunos em Internato, mas, de acordo com Rodolfo, existe um planejamento para a disponibilidade de vagas para os demais alunos das escolas médicas do Grupo Tiradentes, incluindo a Unit Estância (SE) e as Faculdades Tiradentes (Fits Piedade e Fits Goiana), em Pernambuco, conforme estes alunos cheguem ao período de estágio obrigatório.

Hospital Alemão Oswaldo Cruz 

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz é um dos maiores e mais tradicionais da capital paulista. Ele conta hoje com três unidades, com 350 leitos – incluindo internação e UTI – e 22 salas cirúrgicas. Tem como visão o cuidado pleno à saúde para garantir o melhor resultado à saúde do paciente. Fundado em 1897, desde então as decisões para o cuidado com o paciente são baseadas nas melhores evidências científicas e levam em consideração sua história de vida e necessidades.

Assessoria de Imprensa | Unit

Posts Relacionados